Ato de Bolsonaro pela anistia reúne cerca de 4 mil pessoas em Brasília
Bolsonaro promove protesto em Brasília em defesa da anistia política a envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro. Evento registra cerca de 4 mil participantes, segundo o Monitor do Debate Público do Meio Digital.
Protesto em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu cerca de 4 mil pessoas em Brasília, em um protesto pela anistia política aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de Janeiro.
A manifestação, chamada de Caminhada pela Anistia Humanitária, ocorreu no dia 7 de novembro, sendo o primeiro ato de Bolsonaro na capital após as violências de janeiro. A contagem do público foi feita pelo Monitor do Debate Público do Meio Digital com apoio da ONG More in Common.
O evento foi o menor em público até agora. Em comparação, protestos anteriores em Copacabana e Avenida Paulista atraíram mais participantes.
Segundo o pastor Silas Malafaia, um dos organizadores, o ato foi planejado para um dia útil, diferentemente de outros eventos que atraem multidões. A intenção era pressionar deputados e senadores a aprovar a anistia, já aprovada por uma maioria na Câmara.
O ato esperava entre 2,5 mil e 5 mil participantes. Durante o evento, Bolsonaro ignorou recomendações médicas e defendeu a anistia, afirmando que a aprovação no Congresso deve ser respeitada, sem interferência dos demais Poderes.
Segundo ele, “Anistia é um ato político... Se o Parlamento votou, ninguém tem que se meter em nada,” em uma clara referência ao Supremo Tribunal Federal, onde há oposição à anistia.
Com informações do Estadão Conteúdo