HOME FEEDBACK

Aumentar gastos com defesa pode colapsar a Otan, diz Lavrov

Lavrov critica aumento do orçamento da Otan e prevê colapso da aliança. O chanceler russo sugere que crescimento militar ocidental pode agravar tensões e impactar a estabilidade interna da Rússia.

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou em 30.jun.2025 que Moscou planeja reduzir os gastos com defesa. Ele comentou sobre o aumento do orçamento militar da OTAN, prevendo que isso pode provocar o colapso da aliança ocidental.

As declarações de Lavrov surgiram após a fala do ministro polonês Radoslaw Sikorski, que sugeriu que uma corrida armamentista pode levar à queda do presidente Vladimir Putin (Rússia Unida). Lavrov ironizou afirmando que o aumento do orçamento da OTAN pode ser catastrófico.

Recentemente, líderes da OTAN decidiram aumentar os gastos em defesa, seguindo exigências dos EUA, liderados por Donald Trump, na reunião do dia 25.jun.2025. A OTAN reafirmou a união entre seus membros contra ameaças russas.

A Rússia aumentou seus gastos com defesa em 25% em 2025, atingindo 6,3% do PIB, o maior nível desde a Guerra Fria. Essas despesas representam 32% do orçamento federal russo para o ano.

No dia 27.jun, Putin anunciou planos de reduzir os gastos militares a partir de 2026, alinhando-se à declaração de Lavrov.

O conflito na Ucrânia, iniciado em 2022, ocorreu após 8 anos de confrontos no leste ucraniano. A Rússia nega a possibilidade de atacar um país da OTAN, reconhecendo que isso poderia levar a uma 3ª Guerra Mundial.

Leia mais em poder360