HOME FEEDBACK

Aurora faz oferta pela produtora de queijos Gran Mestri

Aurora Coop busca fortalecer sua presença no mercado de laticínios com a aquisição da Gran Mestri Alimentos. A operação, que ainda depende da aprovação do Cade, visa ampliar o portfólio da cooperativa e diversificar suas ofertas.

A Aurora Coop, uma das maiores processadoras de proteína animal do Brasil, anunciou essa semana a oferta de aquisição da Menestrina Participações S.A., controladora da fabricante de queijos Gran Mestri.

A operação tem como objetivo adquirir o controle acionário da Gran Mestri Alimentos, atualmente sob o comando de Acari Luiz Menestrina. O negócio ainda precisa da aprovação do Cade e os valores não foram divulgados.

A Aurora Coop é uma cooperativa central com 14 cooperativas menores em SC, PR e MS, envolvendo mais de 153 mil famílias. É o terceiro maior grupo agroindustrial de proteína animal do país, com receita líquida de R$ 22,8 bilhões em 2024, representando um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior, com 63,6% das vendas no Brasil.

A empresa destaca que cerca de 21,6% das exportações de carne suína e 8,4% das exportações de aves do Brasil são provenientes de suas cooperativas no Sul.

Em 2023, a Aurora também expandiu sua presença internacional com a inauguração de uma unidade em Xangai (China), que iniciou operações em maio.

A Gran Mestri, sediada em Guaraciaba (SC) e fundada em 2002, é especializada em queijos e manteiga, linhas que a Aurora ainda não domina. Seu foco é reproduzir técnicas italianas, oferecendo produtos como parmesão, provolone e gorgonzola, incluindo versões zero lactose.

No pedido enviado ao Cade, a Aurora afirma que a operação representa uma oportunidade de ampliar e diversificar seu portfólio, agregando a expertise da Gran Mestri, que poderá focar em outras atividades.

Leia mais em folha