HOME FEEDBACK

Áustria faz 1 minuto de silêncio por mortos em ataque a escola

Vigílias marcam luto pelo tiroteio em escola na Áustria. O governo declarou três dias de luto nacional após a tragédia que deixou 10 mortos.

Moradores de Graz, na Áustria, reuniram-se na manhã de quarta-feira (11.jun.2025) na praça Hauptplatz para homenagear as vítimas do tiroteio na escola secundária Dreierschützengasse ocorrido na terça-feira (10.jun). O país realizou um minuto de silêncio às 10h do horário local, em memória das 10 pessoas mortas no ataque.

Uma vigília anterior, com milhares de cidadãos, ocorreu na noite de terça-feira (10.jun), onde moradores locais transformaram a praça em um “mar de velas”.

Após o minuto de silêncio, uma mulher identificada como Tores revelou à BBC que conhecia um dos falecidos, um menino de 17 anos. “O que aconteceu é completamente terrível,” declarou, lamentando a tragédia que abalou a Áustria.

O governo austríaco decretou 3 dias de luto nacional, com bandeiras a meio mastro em edifícios públicos. O chanceler Christian Stocker chamou o ataque de “tragédia nacional” e “dia sombrio” para o país.

O atirador, um ex-aluno de 21 anos, matou pelo menos 10 pessoas e feriu outras 12 antes de tirar a própria vida. A polícia foi acionada às 10h, após disparos serem ouvidos, e evacuou alunos e professores da escola, que permanecerá fechada até novo aviso.

Leia mais em poder360