HOME FEEDBACK

Autor de ‘Como as Democracias Morrem’: EUA punem Brasil por agir como deveriam

Levitsky critica a punição de Trump ao Brasil enquanto defende que o país agiu corretamente contra ameaças à democracia. O autor ressalta o papel da Suprema Corte brasileira em contrastar com a inação das instituições americanas frente a tentativas de golpe.

Steven Levitsky, escritor e autor do best-seller “Como as Democracias Morrem”, criticou o governo de Donald Trump durante palestra no Senado. Ele declarou ser “irônico” que o governo dos EUA punisse o Brasil por agir contra tentativas de golpe.

Levitsky se referiu à ação penal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro está sendo acusado de planear um golpe após perder as eleições de 2022, culminando na invasão dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Este evento é comparado ao Capitólio invadido por apoiadores de Trump em 2021.

“A grande ironia é que os Estados Unidos estão punindo o Brasil hoje por fazer o que os americanos deveriam ter feito. Como cidadão americano, eu sinto vergonha dessa situação”, afirmou Levitsky em evento em Brasília.

Desde julho, Trump tem atacado o Brasil, vinculando essas ações ao processo contra Bolsonaro, impondo tarifas e abrindo investigações sobre “injustiças comerciais”. Ele também aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Levitsky destacou a diferença nas reações institucionais entre os dois países. “As instituições do Estado americano falharam sistematicamente tentando parar Trump”, disse ele, mencionando que a Suprema Corte e o Congresso não tomaram medidas contra o ex-presidente. Em contraste, ele elogiou a atitude do STF, que está processando Bolsonaro. “Essencialmente, eles são super-heróis defendendo a democracia contra Bolsonaro”, afirmou.

Embora o STF enfrente críticas por legislar em temas constitucionais, Levitsky acredita que atuou corretamente ao defender a democracia nos últimos sete anos.

Leia mais em infomoney