HOME FEEDBACK

Autor de mais de 80 livros, Luis Fernando Verissimo morre aos 88 em Porto Alegre

Luis Fernando Verissimo, ícone da literatura brasileira, morre aos 88 anos após complicações de saúde. O autor deixará um legado de mais de 80 obras e uma carreira marcada pela crítica social e o humor.

Luis Fernando Verissimo, renomado escritor gaúcho, faleceu aos 88 anos neste sábado (30) em Porto Alegre. Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento devido a um princípio de pneumonia.

Verissimo sofria de doença de Parkinson e suas condições de saúde se agravaram após um AVC em 2021 e uma operação por câncer ósseo na mandíbula no ano anterior. Ele havia perdido a capacidade de falar.

"A morte é uma sacanagem. Sou cada vez mais contra", disse Verissimo em uma entrevista em 2013 após uma internação prolongada.

Com mais de 80 livros publicados, incluindo crônicas, romances e quadrinhos, ele recebeu prêmios como o Prix Deux Océans e o Prêmio Jabuti.

Verissimo se posicionou em temas políticos, sendo signatário de manifestos em 2020 e colaborando com o prólogo do livro de Lula.

Nas últimas décadas, teve envolvimento cultural, sendo homenageado por escolas de samba e colaborando com a música gaúcha.

O escritor começou sua carreira publicando crônicas em 1971, tornando-se conhecido por personagens como Ed Mort e a Velhinha de Taubaté. Seu personagem mais famoso, o Analista de Bagé, foi um destaque literário em 1981.

Verissimo escreveu para diversos jornais e contribuiu para a programação humorística da Rede Globo. Algumas de suas coletâneas mais recentes incluem “Ironias do tempo” e “Verissimo antológico”.

Ele deixará sua esposa Lúcia, três filhos e três netos.

Leia mais em valoreconomico