HOME FEEDBACK

Autoridade Palestina pede intervenção internacional contra Israel após aprovação de novas colônias na Cisjordânia

ANP exige ações concretas da comunidade internacional contra novos assentamentos israelenses na Cisjordânia. Ministra critica a ineficácia das simples condenações e pede sanções para proteger a solução de dois Estados.

Ministério das Relações Exteriores da ANP pede intervenção internacional e sanções contra Israel

Nesta quarta-feira (20), a Autoridade Nacional Palestina (ANP) fez um apelo por uma“verdadeira” intervenção internacional após o governo de Benjamin Netanyahu aprovar a construção de novos assentamentos na Cisjordânia.

A ministra Varsen Aghabekian afirmou que é necessário forçar Israel a cumprir o consenso internacional sobre a questão palestina. Ela criticou a complacência da comunidade internacional e considerou as declarações de repúdio “inúteis” sem ação concreta.

A construção das colônias na área “E1” havia sido congelada por mais de duas décadas devido à pressão internacional. Essa área é crucial, pois conecta as principais cidades palestinas de Ramala e Belém.

Após a aprovação, o ministro israelense Bezalel Smotrich declarou que “o Estado palestino está sendo destruído” com “fatos”, não apenas palavras.

Atualmente, mais de 700 mil colonos israelenses habitam a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, territórios ocupados desde 1967, com o apoio do governo israelense em infraestrutura e subsídios.

Com informações da EFE

Leia mais em jovem-pan