Autoridades dos EUA, UE e Ucrânia se reúnem no Reino Unido antes de encontro entre Trump e Putin
Reunião no Reino Unido visa avançar iniciativas de paz para a Ucrânia, com a participação de aliados europeus e discussões sobre propostas de Donald Trump. Primeiro-ministro britânico e presidente ucraniano trocaram ideias antes do encontro de conselheiros de segurança nacional.
O ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, e o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, se reunirão com aliados ucranianos e europeus no Reino Unido neste sábado (9) para discutir a iniciativa de paz na Ucrânia proposta pelo presidente Donald Trump.
Antes da reunião, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, conversou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Eles discutiram as propostas de Trump para encerrar a guerra na Ucrânia, que serão apresentadas na reunião entre Trump e o líder russo, Vladimir Putin, programada para 15 de agosto, no Alasca.
O porta-voz do governo britânico comentou: “O primeiro-ministro conversou com o presidente Zelensky da Ucrânia esta manhã. Eles anteciparam a reunião dos conselheiros de segurança nacional da Europa, Ucrânia e EUA, organizada por Lammy e Vance.”
“Eles concordaram que este seria um fórum vital para discutir o progresso rumo a uma paz justa e duradoura.”