HOME FEEDBACK

Avaliação negativa de Lula recua de 41% para 38%, diz Datafolha

Avaliação do governo Lula apresenta leve recuperação, mas permanece criticada por uma maioria dos eleitores. Pesquisa revela que a taxa de desaprovação ainda é alta em relação à aprovação, com um cenário instável para o presidente.

Pesquisa Datafolha divulgada na 6ª feira (4.abr.2025) revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu estabilizar sua popularidade.

A taxa de eleitores que avaliam o governo como “ruim” ou “péssimo” caiu de 41% para 38% desde fevereiro. Por outro lado, as avaliações “ótimo” ou “bom” subiram de 24% para 29%.

Apesar do crescimento, a percepção negativa do governo Lula ainda supera a positiva em quase 9 pontos percentuais. A avaliação “regular” se manteve em 32%.

Essa é a 2ª pior avaliação do governo Lula desde a posse, apenas à frente dos números de fevereiro.

O Datafolha entrevistou 3.054 pessoas em 172 municípios, entre 1º e 3 de abril, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Importante lembrar que a soma das respostas “ótimo” e “bom” não equivale necessariamente a uma aprovação do governo, já que inclui a avaliação “regular”, que pode ser interpretada de ambas as formas.

Nos Estados Unidos, o mais comum é uma pergunta direta de aprova ou desaprova, ao contrário do Brasil, onde as opções são variadas.

PoderData realiza perguntas diretas em suas pesquisas e oferece o Agregador de Pesquisas, com acesso a dados desde o ano 2000.

Para acesso ao Agregador e mais informações sobre o Poder Monitor, siga os links disponíveis.

Leia mais em poder360