HOME FEEDBACK

Avaliação positiva de Lula entre mulheres recua para 21%

Queda na avaliação de Lula entre eleitoras é acentuada por declarações controversas. A pesquisa revela que apenas 21% consideram seu governo ótimo ou bom, refletindo uma perda significativa de apoio.

A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre as mulheres caiu para o menor nível desde o início de seu 3º mandato. A pesquisa PoderData, realizada de 15 a 17 de março de 2025, apontou que apenas 21% das eleitoras consideram seu trabalho ótimo/bom, uma queda de 24 pontos percentuais desde janeiro de 2023.

Atualmente, 37% das mulheres avaliam o governo como ruim/péssimo, enquanto uma porcentagem igual considera o trabalho regular.

A queda já era visível desde a pesquisa de janeiro de 2025, quando 24% avaliavam positivamente o presidente.

Lula enfrentou polêmica após declarações consideradas machistas, como ao afirmar que colocou uma “mulher bonita” no governo para melhorar a articulação política. Essa fala ocorreu em um evento no Palácio do Planalto em 12 de março.

A ministra Gleisi Hoffmann, em defesa de Lula, afirmou que “gestos são mais importantes do que palavras”. Contudo, a reputação do presidente tem sido impactada por suas declarações incoerentes sobre democracia e gênero.

A pesquisa foi realizada em 2.500 entrevistas em 198 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Apesar da queda na popularidade, fontes na Secom (Secretaria de Comunicação Social) afirmaram que a deterioração havia sido estancada, o que contradiz os dados da PoderData.

Lula minimiza a importância de pesquisas de opinião, enquanto o governo não utiliza plenamente um contrato de R$ 11,9 milhões anuais com a empresa Nexus para levantamentos.

O Poder360, responsável pela pesquisa, possui um acervo extenso e interativo que permite acompanhar a evolução dos candidatos eleitorais desde 2000.

Leia mais em poder360