HOME FEEDBACK

AVC e insuficiência cardíaca foram as causas de morte do Papa Francisco, diz Vaticano

O Papa Francisco faleceu devido a complicações de saúde, incluindo um acidente vascular cerebral. A Igreja Católica agora se prepara para o período de Sé Vacante e as cerimônias funerárias.

Vaticano confirma morte do Papa Francisco

No dia 21 de abril, às 7h35 (horário local) / 2h35 (horário de Brasília), o Papa Francisco faleceu em seu apartamento na Casa Santa Marta.

O boletim médico, divulgado às 15h, confirmou a causa morte como um acidente vascular cerebral (AVC). As principais informações incluem:

  • A morte foi registrada por eletrocardiotanografia.
  • Condições médicas pré-existentes: hipertensão arterial, Diabetes tipo II, insuficiência respiratória e bronquiectasias múltiplas.

Nos últimos meses, Francisco enfrentou a deterioração de sua saúde com complicações de pneumonia bilateral. Em fevereiro, foi internado devido a um quadro de bronquite, passando 38 dias hospitalizado.

Sé Vacante se inicia com a morte do Papa, marcando o período de preparação para as cerimônias funerárias e convocação do conclave para a eleição do novo líder. Atualmente, 138 cardeais com menos de 80 anos poderão participar da escolha.

Funeral: As cerimônias fúnebres começam nesta segunda-feira, 21, com rituais específicos. O Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma, ao invés da tradicional Basílica de São Pedro.

Leia mais em exame