Avião de Putin tem aparato de guerra, botão nuclear e detalhes de ouro
Aeronave presidencial de Putin combina luxo e segurança, permitindo ao presidente russo comandar o país mesmo em situações extremas. O Ilyushin IL-96-300 PU, com tecnologia de ponta, é projetado para garantir máxima proteção e autonomia em voos.
A aeronave presidencial de Vladimir Putin, um Ilyushin IL-96-300 PU, parece um avião comercial comum, mas é modificada para garantir a segurança e a funcionalidade necessárias para o líder da Rússia.
Batizada de "Kremlin voador", esta aeronave é capaz de operar enquanto Putin governa, mesmo em um cenário de guerra.
Produzida sob demanda, as letras "PU" indicam modificações especiais para a frota presidencial. Apenas cinco aeronaves desse modelo estão ativas no mundo, com uma usada comercialmente em Cuba.
- O IL-96 possui quatro turbinas, proporcionando maior autonomia e segurança.
- A versão comercial pode voar até 12 mil km com 300 passageiros.
- A versão presidencial é luxuosa e pode servir como moradia temporária, com detalhes como um banheiro de pia de ouro e salas de reunião decoradas.
O custo estimado da aeronave é de US$ 504 milhões (R$ 2,4 bilhões), mas os gastos totais são desconhecidos.
Durante as viagens, dois aviões iguais são preparados para confundir potenciais ameaças. Um "grupo avançado" de técnicos acompanha Putin, capaz de desmontar e remontar o avião.
Os sistemas de defesa incluem tecnologia para se tornar invisível aos radares e defesas contra mísseis. Caças sempre escoltam a aeronave durante os voos.