Avião que levou Janja à Rússia teve atraso após países recusarem uso de espaço aéreo
A FAB alterou a rota da aeronave com a primeira-dama devido à negativa de autorização de sobrevoo por Letônia e Estônia. O governo brasileiro confirmou que a mudança não afetará a viagem do presidente Lula, que embarca para Moscou esta semana.
FAB adiou decolagem de avião com a primeira-dama Rosângela Lula da Silva devido à falta de autorização para sobrevoo em três países.
Letônia e Estônia recusaram os pedidos, enquanto a Lituânia não respondeu. Isso forçou uma mudança de rota para sobrevoar a Finlândia, com autorização de última hora.
A primeira-dama embarcou na sexta-feira, dia 2, antes de Lula, que partiu para Moscou nesta terça, às 22h.
A Presidência confirmou a necessidade de remanejamento do horário do voo, citando uma "sensibilidade política" da Letônia. A Estônia alegou que a solicitação foi feita em prazo insuficiente.
Segundo o Palácio do Planalto, o episódio não afetou os planos de Lula, que chega à Rússia na quarta-feira (7). O presidente deve se encontrar com Vladimir Putin e depois viajar para a China.
Janja participou de visitas significativas, incluindo ao Kremlin, e cerca de 20 servidores acompanharão a comitiva nas viagens.