Ayahuasca ganha voz global em Girona em 2026
Fórum reunirá líderes indígenas e especialistas para debater a ayahuasca e sua regulamentação. O evento será um espaço de diálogo sobre bioculturas sagradas e a defesa dos direitos dos povos originários.
1º Fórum Mundial da Ayahuasca ocorrerá de 9 a 11 de setembro de 2026, em Girona, na Espanha, a uma hora de Barcelona. O anúncio foi feito na Psychedelic Science Conference em Denver, EUA.
O evento é fruto da colaboração entre o Instituto Yorenka Tasorentsi e o Iceers (Centro Internacional de Educação, Pesquisa e Serviço Etnobotânico). Pela primeira vez, líderes indígenas terão um poder decisório real, reunindo mais de 50 etnias.
Este fórum é um desdobramento de 5 edições da Conferência Indígena e 3 da World Ayahuasca Conference, promovendo um diálogo entre povos originários e a ciência.
A escolha de Girona visa ressignificar rotas coloniais e alcançar um público mais amplo, especialmente na Europa. O evento busca proteger saberes ao aumentar sua visibilidade.
Não haverá cerimônias com a planta; o foco será em diálogos educativos e políticos sobre a ayahuasca e outras bioculturas sagradas, como peiote e iboga, abordando temas como criminalização, apropriação cultural e marginalização.
A programação está sendo construída por consenso com o Clei (Conselho de Lideranças Espirituais Indígenas). As temáticas incluem soberania, regulamentação, justiça e pesquisa colaborativa.
Um dos objetivos é apresentar um Marco Regulatório Comunitário, enquanto pesquisadores e formuladores de políticas são convidados a ouvir com atenção.
O Fórum surge como uma contranarrativa à espiritualidade como commodity, buscando incluir os povos originários na discussão sobre a expansão da consciência global sobre a ayahuasca.