B3 amplia proteção de prejuízos para operações de swap, termo e opções flexíveis a partir de agosto
Mudança amplia a proteção do MRP para operações de balcão organizado, beneficiando investidores com cobertura adicional. A nova regulamentação, que entra em vigor em agosto, visa fortalecer a confiança no mercado financeiro brasileiro.
A B3 anunciou dia 14 de agosto que o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) irá cobrir operações no mercado de balcão organizado para Derivativos com Contraparte Central (CCP).
Agora, operações de swap, termo e opções flexíveis registradas no balcão da bolsa com garantia serão contempladas no MRP.
A nova regra, vigente a partir de 1º de agosto de 2023, amplia a proteção, que anteriormente era apenas para operações em mercado de bolsa.
- Proteção estendida a falhas em mercado de balcão organizado.
- O MRP cobre prejuízos de operações contratadas a partir da implementação.
Segundo o comunicado, a mudança reafirma o compromisso da B3 e da BSM com a integridade, proteção e confiança no mercado brasileiro, alinhando-se às melhores práticas internacionais.
O MRP indeniza perdas decorrentes de falhas de corretoras ou custodiantes autorizados, seguindo requisitos específicos.
A atualização do MRP foi integrada à nova versão da plataforma MRP Digital, visando proporcionar acesso a informações claras e em tempo real aos investidores.
André Eduardo Demarco, diretor de autorregulação da BSM, destacou que essa mudança é um marco no fortalecimento da confiança dos investidores e no desenvolvimento sustentável do setor.