HOME FEEDBACK

Bahia abrirá mercados alternativos aos dos EUA, diz Rui Costa

Ministro da Casa Civil destaca esforços da Bahia para diversificar exportações após tarifas dos EUA. Rui Costa considera "absurda" a comunicação de Donald Trump e anuncia grupo de trabalho para medidas de reciprocidade.

Ministro Rui Costa anunciou que a Bahia buscará abrir novos mercados após as taxações de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.

Ele mencionou que vários produtos, como petróleo, café e carne, são commodities que podem ser destinados a outros países. A Bahia também considera medidas de reciprocidade caso as tarifas permaneçam.

Os EUA são o 3º destino das exportações baianas, registrando uma queda de 1,2% no 1º semestre de 2025, totalizando U$ 440 milhões de um montante de US$ 5,1 bilhões.

O ministro classificou como “absurda” a carta do presidente Donald Trump ao presidente Lula, gerando incertezas. Costa ocorreu a confirmação da embaixada sobre a veracidade da correspondência.

Uma equipe de trabalho, incluindo os ministros Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, será formada para elaborar medidas de resposta até 1º de agosto.

A medida de taxação foi divulgada em uma carta na rede Truth Social, afetando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado norte-americano. Trump também iniciou uma investigação formal contra o Brasil por práticas comerciais desleais.

Qualquer retaliação pelo Brasil poderá resultar em acréscimos proporcionais às taxas impostas pelos EUA.

Leia mais em poder360