Banco Central autoriza que financeiras emitam letras de crédito imobiliário (LCI)
Banco Central amplia opções de captação para financeiras com nova resolução. Medida visa impulsionar o mercado de crédito imobiliário e modernizar as instituições financeiras.
Banco Central (BC) aprova resolução nº 471 em reunião na quinta-feira, 8, permitindo a emissão de letras de crédito imobiliário (LCI) por financeiras a partir de 1º de julho de 2025.
Antes, apenas bancos comerciais, sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança podiam emitir LCIs.
A medida visa proporcionar mais um instrumento de captação para as financeiras, incentivando o mercado de crédito imobiliário. O BC destaca a necessidade de modernização destas instituições.
Necessidade de funding no setor imobiliário é um tema em alta. Os recursos da caderneta de poupança, FGTS e LCIs são essenciais para financiamento do setor.
- Com saques superando depósitos na poupança, debate sobre diversificação de funding está acirrado.
- Banqueiros e construtores pedem ao governo a redução do prazo de resgate de LCIs de 9 meses para 3 meses.
BC sinalizou em junho de 2024 que estuda mudanças nas alíquotas dos depósitos compulsórios das cadernetas de poupança, mas sem prazo para decisão.
Liberar uma parte dos depósitos compulsórios abriria espaço para mais empréstimos imobiliários com recursos da poupança, decisão essa que é exclusiva do BC.