Banco Central diz que aguarda pedido oficial do BRB para iniciar análise de compra do Master
Banco Central aguardará pedido oficial do BRB para compra do Banco Master. A análise da aquisição será realizada em conjunto com o Cade, focando na conformidade regulatória e nas implicações de concentração bancária.
Banco Central aguarda pedido do BRB para compra do Banco Master
Na tarde de sexta-feira, 28, o Banco Central informou que ainda não recebeu o pedido oficial do Banco BRB para adquirir o Banco Master.
A análise técnica da compra será realizada após o protocolo do pedido, necessário para avaliar o cumprimento dos requisitos, conforme a Resolução CMN nº 4.970/21.
A análise será conduzida juntamente com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), focando em aspectos de concentração bancária. O BRB também avaliará os ativos e passivos do Banco Master durante o processo.
O fechamento da operação está condicionado a:
- Conclusão da diligência sobre os ativos e passivos do Banco Master;
- Conclusão da reorganização do Banco Master;
- Obtenção das autorizações do Banco Central para formação do conglomerado;
- Homologação de aumentos de capital do BRB e do Banco Master;
- Approvações antitruste do Cade e do Banco Central.
O BRB, banco estatal do Distrito Federal, vai assumir o controle do Banco Master, que atualmente pertence a Daniel Vorcaro. O negócio envolve 49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais do Master, resultando em 60% do capital total da instituição.
O valor do acordo está estimado em R$ 2 bilhões, com o objetivo de incorporar o Banco Master ao conglomerado BRB, que passará a utilizar a marca BRB, mas manterá operações separadas.