Banco Central lança resolução com aprimoramentos no MED do Pix
Banco Central aprimora Mecanismo Especial de Devolução do Pix para facilitar a devolução de valores em fraudes. Novas funcionalidades entram em vigor entre novembro e fevereiro, prometendo maior agilidade e eficiência no processo de contestação.
Banco Central anunciou a resolução número 493 em 28 de setembro, que traz aprimoramentos no Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix.
Uma nova funcionalidade permitirá que o MED identifique caminhos de recursos, facilitando a devolução de valores em casos de fraude até 11 dias após a contestação.
Atualmente, a devolução ocorre apenas da conta usada na fraude, mas isso limita a eficácia do MED, já que os fraudadores transferem rapidamente os recursos.
O BC espera que essa medida aumente a identificação de contas fraudulentas e desincentive novos golpes. Além disso, o compartilhamento de informações visa impedir o uso dessas contas.
A nova funcionalidade do MED estará disponível facultativamente a partir de 23 de novembro e obrigatoriamente a partir de 2 de fevereiro.
A resolução 493 também inclui um autoatendimento no MED, que será acessível em todos os ambientes Pix a partir de 1º de outubro, permitindo contestar transações sem interação humana e acelerando o processo.
*Com informações do Estadão Conteúdo