Banco Central vai publicar regras para evitar fraudes no Pix Automático
Regulamentação visa prevenir fraudes e facilitar pagamentos mensais, ampliando inclusão financeira. Início das operações do Pix Automático está previsto para 16 de junho de 2025.
BC (Banco Central) publicará, em 5 de junho de 2025, uma resolução com regras para empresas que querem aderir ao Pix Automático.
Esse sistema permitirá pagamentos recorrentes com autorização única do cliente. As exigências incluem:
- CNPJ ativo por no mínimo 6 meses
- Nome idêntico ao registrado na Receita Federal
Provedores de serviços de pagamento serão responsáveis por verificar a idoneidade das empresas.
Renato Gomes, diretor do BC, destacou a preocupação com fraudes, afirmando que a nova abordagem evita pagamentos a fraudadores. O nome da empresa será notificado ao usuário entre 10 a 2 dias antes do débito. O consumidor poderá definir um valor máximo e cancelar o pagamento até o dia anterior.
Gomes mencionou que isso ajudará a reduzir a inadimplência e melhorará o controle financeiro do consumidor, consolidando suas contas.
O Pix Automático começará a funcionar em 16 de junho de 2025, facilitando o pagamento de contas periódicas como luz, água e assinaturas.
Mais de 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito poderão ser incluídos financeiramente. A nova modalidade visa aumentar a concorrência no sistema de pagamentos, permitindo que fintechs e bancos menores ofereçam serviços de pagamento recorrente, atualmente dominados pelos grandes bancos.