Bancos europeus duvidam sobre apoio financeiro do Federal Reserve
Autoridades europeias debatem a confiança no Federal Reserve em meio a incertezas políticas. Discussões informais exploram alternativas ao financiamento em dólares, apesar da falta de substitutos viáveis.
Bancos centrais europeus e autoridades de supervisão estão avaliando a dependência do Federal Reserve dos EUA para financiamento em dólares durante períodos de estresse no mercado, informaram fontes à Reuters.
Embora considerem improvável que o Fed não honre suas salvaguardas, sua confiança foi abalada por políticas do governo Trump, como:
- Endosse à Rússia sobre a Ucrânia;
- Questionamentos sobre a segurança europeia;
- Imposição de tarifas a aliados.
Em fóruns europeus, discutiram-se cenários onde o governo dos EUA poderia pressionar o Fed a interromper as salvaguardas do dólar. Algumas autoridades avaliam alternativas, mas a conclusão é que não há substituto viável para o Fed.
O Banco Central Europeu e o Federal Reserve não comentaram sobre o assunto, e a Casa Branca não respondeu ao pedido de comentário. Além disso, conversas informais entre autoridades da zona do euro não foram motivadas por sinais do Fed ou do BCE.