Bancos têm forte queda na B3 após decisão de Dino sobre leis estrangeiras
Ibovespa sofre queda puxada por ações de bancos, enquanto dólar se valoriza após decisão do STF sobre homologação de sentenças estrangeiras. A medida impacta possíveis relações comerciais com Estados Unidos, especialmente para empresas que operam no Brasil.
Ibovespa, principal índice da B3, fechou a 134.184,20 pontos nesta 3ª feira (19.ago.2025), com queda de 2,28%.
A queda é impulsionada por ações de grandes bancos listados na B3.
Enquanto isso, o dólar comercial subia para R$ 5,503, alta de 1,24% neste dia.
Essa movimentação ocorre após a decisão do ministro do STF Flávio Dino, na 2ª feira (18.ago), informando que decisões judiciais estrangeiras devem ser homologadas para serem executadas no Brasil.
A decisão está vinculada à ADPF 1.178, onde o Ibram questiona ações judiciais de municípios no exterior, alegando violação da soberania nacional.
Dino menciona a Lei Magnitsky indiretamente, que foi utilizada pelos EUA para sancionar Alexandre de Moraes por abusos de poder.
Embora a Lei Magnitsky não tenha efeitos diretos fora dos EUA, empresas que operam lá devem encerrar relações com Moraes para evitar sanções.
Dino assumiu uma posição que não impacta diretamente, mas empresas norte-americanas que possuem atividades no Brasil precisarão respeitar a lei.