Barril de petróleo cai para US$ 68,17 após anúncio de cessar-fogo
Os preços do petróleo recuam com anúncio de cessar-fogo entre Israel e Irã. A trégua impulsiona os mercados asiáticos, aliviando preocupações sobre o Estreito de Ormuz.
Preço do barril de petróleo Brent volta a níveis pré-conflito após anúncio de cessar-fogo entre Estados Unidos e Israel.
Às 4h40 (horário de Brasília), o preço do barril futuro (setembro de 2025) era de US$ 68,17, com uma queda de 3,33% em relação ao fechamento anterior.
A perda de força no preço se acentuou após o acordo de trégua, confirmado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
O acordo foi bem recebido pelos investidores, com os mercados asiáticos fechando em alta. Na Coreia do Sul, o índice Kospi subiu 2,96%.
O cessar-fogo foi um sinal positivo para o impasse no Estreito de Ormuz, vital para o transporte de 20% a 30% do petróleo global.
Entretanto, no domingo (22.jun), o parlamento do Irã aprovou o fechamento do estreito, crucial também para o tráfego de GNL (gás natural liquefeito). Essa decisão foi uma resposta ao bombardeio de Trump às instalações nucleares do Irã.
Antes de ser implementada, a obstrução precisa do aval do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei.