HOME FEEDBACK

Barroso, Alcolumbre e Motta acompanharão Lula em funeral do papa

Lula convida presidentes do STF, Senado e Câmara para comitiva ao funeral do papa Francisco. Cerimônia será realizada em Roma no próximo sábado e marca o início de um período de luto na Igreja Católica.

Presidente Lula convida líderes para comitiva ao funeral do Papa Francisco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os presidentes do STF Luís Roberto Barroso, do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB) para acompanhar o funeral do papa Francisco em Roma. Todos aceitaram o convite.

A comitiva irá embarcar em 24 de abril de 2025, à noite, de Brasília. A primeira-dama Janja também fará parte do grupo.

Funeral do Papa ocorrerá no dia 26 de abril, às 10h (5h em Brasília), na Basílica de São Pedro, presidido pelo cardeal Giovanni Battista. O evento foi definido em uma reunião de cardeais. Após a cerimônia, o corpo do papa será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior.

O papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, sendo o segundo líder mais velho da Igreja Católica. Sua morte foi confirmada pelo Vaticano às 7h35. Ele enfrentava problemas respiratórios e havia sido hospitalizado diversas vezes.

Jorge Mario Bergoglio, o nome de nascimento do papa, foi internado em fevereiro de 2025 para tratar uma bronquite, e exames posteriores revelaram pneumonia bilateral. Seu estado de saúde se deteriorou, levando à sua morte.

O papa fez sua última aparição pública em 20 de abril, durante a bênção de Páscoa, onde pediu desarmamento e clamou por paz.

Com a morte de Francisco, os cardeais iniciarão um conclave para eleger o 267º papa. O ritual ocorrerá na Capela Sistina, onde cardeais com menos de 80 anos votarão. A eleição requer 2/3 dos votos e será anunciada por fumaça da chaminé da capela.

Leia mais em poder360