Barroso, Motta e Alcolumbre vão de FAB para Festival de Parintins
Autoridades utilizam jatos da FAB para participar do Festival de Parintins no Amazonas, gerando debate sobre o uso de aeronaves oficiais em compromissos pessoais. Embora não tenham sido comunicados compromissos oficiais, o evento é destacado por seu impacto econômico significativo na região.
Uso de Aviões da FAB por Autoridades em Festival
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e do STF, Luís Roberto Barroso, além do ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), utilizaram aviões da FAB para participar do Festival de Parintins, no Amazonas, no último final de semana.
O uso das aeronaves é permitido pelo decreto Nº 10.267, que autoriza presidentes de poderes e ministros a usarem os voos da FAB, com possibilidades de uso para compromissos pessoais.
- Na viagem, Sabino, Motta, Alcolumbre, e outros 5 passageiros usaram um avião da FAB para ir de Brasília a Parintins na sexta-feira (27.jun.2025).
- Na volta, 20 pessoas foram transportadas no domingo (29.jun).
- Barroso fez uma parada em Rio Branco antes de chegar a Parintins e, após o festival, seguiu para São Paulo.
O evento tem impacto econômico estimado em R$ 180 milhões e promove o turismo e a cultura local. Apesar de não terem anunciado compromissos oficiais, a assessoria de Alcolumbre afirma que o uso dos voos segue as regras de segurança.
Barroso também aproveitou a visita para se reunir com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas e comparecer a convite do governador Wilson Lima.