HOME FEEDBACK

Basílica de São Pedro é reaberta para o 2º dia de velório do Papa Francisco

Fiéis de todo o mundo prestam homenagens ao Papa Francisco em velório na Basílica de São Pedro. O funeral será realizado neste sábado, reunindo líderes globais e milhares de pessoas em despedida ao Pontífice.

A Basílica de São Pedro foi reaberta ao público às 2h (horário de Brasília) de 24 de outubro, durante o segundo dia do velório do Papa Francisco. Fiéis de todo o mundo estão em vigília para prestar homenagens ao Pontífice. O velório se encerrará em 25 de outubro, às 14h.

No dia 23, o número elevado de visitantes fez o Vaticano prorrogar o horário de visitação. A basílica fechou às 20h50, em vez das 19h, recebendo mais de 20 mil pessoas no primeiro dia.

O funeral de Francisco ocorrerá no sábado, 26 de outubro, às 5h, na Basílica de São Pedro, com a presença de líderes mundiais e milhares de fiéis.

Na quarta-feira, o caixão foi transportado da residência de Santa Marta para a basílica, permitindo que os fiéis façam suas orações. O caixão ficará sem tampa até a véspera do funeral, e não será utilizado um catafalco. O Mestre das Celebrações Litúrgicas, Diego Ravelli, lerá o rogito, narrando a vida de Francisco.

O rito de fechamento do caixão ocorrerá na sexta-feira, 25 de outubro, às 20h, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell. A Missa das Exéquias será celebrada no sábado, na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, marcando o início do Novendiali, os nove dias de luto em honra ao Papa.

Leia mais em exame