Baterias podem ser solução para Enel continuar investindo em geração
Enel Green Power planeja investir em armazenamento de energia na Bahia com baterias, aguardando regulamentações e incentivos fiscais. A empresa busca ser pioneira na tecnologia, visando mitigar cortes de geração e impulsionar a energia renovável no Brasil.
A Enel Green Power está avaliando investimentos em armazenamento por baterias para gerar energia no Brasil.
A empresa possui mais de 5 GW de capacidade em energia eólica e solar, sendo o Brasil seu terceiro maior mercado. Atualmente, a companhia estuda instalar baterias em seu parque na Bahia devido aos cortes de geração de energia.
Durante a inauguração do parque eólico Pedra Pintada, o presidente Bruno Riga destacou que a tecnologia está se tornando bastante acessível, principalmente devido ao mercado chinês.
Para a viabilização, são necessários incentivos semelhantes aos da geração renovável, como os ex-tarifários, que reduziriam custos de importação. Este regime permite a diminuição temporária de impostos para bens de capital e tecnologia, desde que não exista produção nacional equivalente.
Riga mencionou que a Enel ainda não contatou o MDIC sobre o assunto, aguardando regulamentação.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que desafios como a transmissão e o armazenamento de energia são cruciais para evitar problemas como o apagão de 2023.
A Enel espera que o leilão de reserva de capacidade (LRCap), previsto para 2026, contemple a tecnologia de baterias e permita um avanço no setor.