BC americano ignora pressão de Trump e mantém juros inalterados
Fed mantém juros inalterados, desconsiderando pedidos de cortes por parte de Trump. A decisão reflete uma avaliação cautelosa das condições econômicas e do mercado de trabalho.
Federal Reserve (Fed) manteve os juros inalterados entre 4,25% e 4,50% ao ano, ignorando apelos do presidente Donald Trump por cortes. Esta é a terceira vez consecutiva que a taxa permanece a mesma, após reunião de política monetária em 7 de maio.
A decisão já era esperada por bancos e consultorias, que acreditavam que o Fed deveria focar em dados econômicos recentes e adiar cortes para segundo semestre deste ano.
Trump defendeu cortes, alegando que “não há inflação” e comemorou os dados do forte emprego, mas criticou a postura do presidente do Fed, Jerome Powell, afirmando que ele “não está fazendo um bom trabalho” e sugerindo uma possível demissão.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) indicou que a atividade econômica e o mercado de trabalho permanecem sólidos, mas alertou sobre os “riscos de maior desemprego e inflação”.
Powell dará uma entrevista à imprensa às 15h30 para explicar a decisão monetária.