HOME FEEDBACK

BC colocou juros em patamar restritivo “com alguma segurança”, diz Galípolo

Banco Central mantém taxa de juros em patamar restritivo e analisa impactos. Presidente Gabriel Galípolo destaca discussões sobre a inflação e o histórico brasileiro de juros elevados.

Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que a taxa de juros está em um patamar restritivo e que o BC continuará analisando os dados para verificar sua eficácia.

Durante uma coletiva sobre o Relatório de Política Monetária do segundo trimestre, ele destacou que a abordagem em relação à política monetária é mais estrutural.

Galípolo expressou disposição para discutir com a sociedade as razões pelas quais o Brasil tem taxas de juros historicamente elevadas. Ele enfatizou a importância de taxas que sejam mais sensíveis à política monetária para beneficiara famílias e empresas.

Sobre a carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação, Galípolo disse que não há expectativas de surpresas, pois a comunicação será a mesma que já vem sendo feita.

O diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, esclareceu que a projeção de inflação para 2027, acima de 3%, não altera o horizonte, mas apenas reflete os dados do Focus.

Galípolo finalizou afirmando que existem várias trajetórias para a Selic que podem atingir a meta, sendo essa escolha feita com base na avaliação dos dados.

Leia mais em valoreconomico