BC da Suíça reduz juros a zero e tenta evitar retorno à era das taxas negativas
SNB reduz taxa de juros para zero, sinalizando cautela em relação à possibilidade de juros negativos. O banco central busca assegurar a estabilidade de preços diante de um cenário inflacionário incerto e flutuação do franco suíço.
Banco Nacional Suíço (SNB) reduz a taxa de juros de referência em 0,25 ponto percentual, para zero.
O movimento era aguardado, mas parte do mercado esperava uma volta ao cenário de juros negativos, que vigorou entre 2015 e 2022. A forte valorização do franco suíço e a deflação foram fatores discutidos.
Segundo o presidente do SNB, Martin Schlegel, a decisão visa garantir condições monetárias apropriadas. Ele destacou que os juros negativos tiveram efeitos colaterais indesejáveis e que a incerteza sobre a inflação “permanece elevada”.
O SNB reduziu sua previsão de inflação para 0,4% para 0,2% em 2023, e de 0,8% para 0,5% em 2026.
A estrategista Octavia Popescu, do J.P. Morgan, afirma que o SNB não freará a valorização do franco e que quaisquer futuras políticas de juros negativos terão critérios mais exigentes.
Ao analisar a situação, o economista Chantana Sam, do HSBC, acredita que o SNB encerrará o ciclo de cortes de juros e pode recorrer a intervenções cambiais para controlar a valorização do franco. No entanto, ele destaca as restrições à capacidade de intervenção do SNB, devido a monitoramentos pelo Departamento do Tesouro dos EUA.
Os mercados ainda projetam possíveis reduções das taxas de juros até o final do ano, com a taxa do título suíço de 2 anos a -0,111%.