BC dos EUA mantém juros a 4,5% e previsão de dois cortes em 2025
Fed mantém juros inalterados em meio a críticas de Trump e foco na inflação. A decisão unânime acompanha a expectativa de possíveis cortes ainda este ano, apesar da inflação acima da meta.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed) manteve os juros entre 4,25% e 4,50% ao ano. Essa é a quarta manutenção consecutiva e a decisão foi unânime, liderada por Jerome Powell.
A expectativa permanece de dois cortes na taxa ainda este ano. A política monetária busca convergir a inflação à meta de 2% ao ano, enquanto atualmente está em 2,4%.
O FOMC observa que a atividade econômica dos EUA continua a se expandir robustamente, com condições de mercado de trabalho sólidas e taxa de desemprego baixa. A inflação, no entanto, se mantém relativamente alta.
O comunicado ressalta que a incerteza sobre as perspectivas econômicas diminuiu, mas ainda é elevada.
Poucas horas antes da decisão, Donald Trump criticou Powell, chamando-o de “estúpido” por não cortar os juros, o que estaria “custando uma fortuna ao país”. Trump defende que a taxa deveria ser pelo menos 2 pontos percentuais menor.
A taxa de juros do Fed impacta o fluxo de capital global, influenciando decisões de investidores em relação à renda fixa e ativos de maior risco.
Texto em atualização