BC dos EUA mantém juros entre 4,25% e 4,50% pela 3ª vez seguida
Fed mantêm juros estáveis, destacando crescimento econômico sólido e inflação elevada. Decisão ocorre em meio a incertezas nas perspectivas econômicas e pressões sobre o mercado de trabalho.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do banco central americano (Federal Reserve, ou Fed) manteve os juros na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano na quarta-feira (7).
A decisão foi unânime e marca a terceira manutenção das taxas inalteradas durante o segundo mandato do presidente Donald Trump.
O comunicado destacou que a atividade econômica continua se expandindo, a taxa de desemprego está estável em níveis baixos, mas a inflação permanece um pouco elevada.
O Fomc reafirmou seu objetivo de alcançar máximo emprego e uma taxa de inflação de 2% a longo prazo, citando o aumento da incerteza econômica.
Além disso, o Fed continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e outras dívidas.
Recentemente, diretores do Fed sinalizaram que não há pressa em retomar cortes de juros, com investidores apostando em relaxamento monetário apenas para julho.
Os temores sobre as políticas de Trump, como a deportação de imigrantes e tarifas altas em produtos importados, foram citados como fatores que influenciam a economia.
Até dezembro, nove membros do Fomc esperam juros entre 3,75% e 4%, sinalizando a possibilidade de dois cortes de 0,25 pontos percentuais.
Próximas decisões e mais informações ainda serão divulgadas.