HOME FEEDBACK

BC dos EUA mantém pela segunda vez os juros entre 4,25% e 4,5%

Fed mantém taxa de juros inalterada e analisa impacto das tarifas de Trump. Jerome Powell destaca compromisso com o emprego e a meta de inflação de 2%.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do banco central americano (Federal Reserve, o Fed) decidiu manter os juros entre 4,25% e 4,50% ao ano em 19 de janeiro, conforme amplamente esperado.

Esta é a segunda decisão após o início do segundo mandato do presidente republicano Donald Trump.

No final de janeiro, o Fed havia optado por manter os juros inalterados após três cortes consecutivos nas taxas. O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que prefere esperar para ver o impacto das políticas de tarifas de Trump sobre a inflação.

O comitê mencionou, em seu comunicado, que avaliará cuidadosamente os próximos dados e reforçou seu compromisso em apoiar o emprego máximo e retornar a inflação ao seu objetivo de 2%.

Além disso, o comitê está preparado para ajustar os juros se surgirem riscos que possam afetar seus objetivos.

Após o anúncio da decisão, à 15h30, Powell deve responder a perguntas de jornalistas em uma coletiva. Investidores esperam que ele modere o discurso diante de dados recentes mais fracos sobre a atividade econômica, inflação e mercado de trabalho.

Leia mais em valorinveste