BC eleva os juros: entenda os 5 recados do Copom ao subir a Selic para 15%
Banco Central aumenta taxa Selic para 15% e prevê manutenção por longo período. Copom alerta que novos aumentos podem ocorrer se a meta de inflação não for alcançada.
Banco Central aumenta a Selic: A taxa básica de juros no Brasil foi elevada em 0,25 ponto percentual, passando de 14,75% para 15% ao ano, o maior nível desde julho de 2006.
Último aumento na alta de juros: O BC anunciou que este deve ser o último aumento neste ciclo. A taxa de 15% será mantida por um tempo prolongado visando alcançar a meta de inflação de 3,0%.
Próxima reunião: Está marcada para julho. O BC usará essa pausa para avaliar se a política monetária em curso será suficiente para atingir a meta de inflação.
Possibiliade de novos aumentos: Se necessário, o Copom não hesitará em prosseguir com o ajuste na Selic.
Inflação acima da meta: Apesar de dados melhores do IPCA em maio, a inflação continua alta, em 5,32%, acima do teto de 4,50%.
Crescimento moderado: O BC observa uma moderação no crescimento econômico, mas os indicadores ainda mostram um certo dinamismo.
Cenário internacional: O BC vê o cenário externo como adverso, influenciado pela política dos EUA e pela tensão geopolítica entre Israel e Irã.