HOME FEEDBACK

BC fez interrupção no ciclo de alta de juros, e não uma pausa, afirma diretor

Banco Central interrompe ciclo de alta da Selic e busca analisar impactos das decisões recentes. Expectativa é que a taxa permaneça estável por um longo período diante de incertezas econômicas.

Banco Central interrompe ciclo de alta da Selic

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, afirmou que a autarquia fez uma interrupção no ciclo de alta da taxa Selic, e não uma pausa.

David comentou que o plano de combate à inflação está seguindo como esperado e que o Comitê de Política Monetária (Copom) precisa de mais dados para avaliar a situação.

“Não foi uma pausa, foi uma interrupção”, disse David, destacando a incerteza presente e a necessidade de avaliar as consequências das ações anteriores antes de seguir adiante.

Em julho, o BC manteve a Selic em 15% ao ano e deve manter a taxa por um período prolongado, sendo cauteloso diante de incertezas, incluindo tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros.

O diretor salientou que o nível de juros deve ser contracionista e que a situação é fluida, podendo apontar para ajustes futuros.

David pediu paciência para observar os efeitos do aperto monetário, prevendo que o crescimento econômico deve arrefecer antes que haja impacto nos preços. Setores intensivos em mão de obra, serviços e construção podem demorar mais para sentir a alta dos juros.

Leia mais em infomoney