BC inclui perguntas sobre gripe aviária e balança comercial no Questionário Pré-Copom
Banco Central busca entender como a gripe aviária pode afetar a inflação e a balança comercial. Questionário também abrange expectativas sobre taxa de juros e desempenho econômico até 2026.
Banco Central (BC) incluiu novas perguntas no Questionário Pré-Copom (QPC) sobre o impacto da gripe aviária no Brasil, focando na inflação e na balança comercial para 2025. O QPC foi publicado na sexta-feira.
Os respondentes devem avaliar os efeitos diretos e indiretos, informando o impacto estimado na inflação e o que já está incorporado nas projeções atuais.
Com o QPC, o BC coleta expectativas do mercado sobre temas que serão analisados na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 17 e 18 de junho.
- O BC solicitou estimativas para a taxa de juros real neutra, taxa de crescimento do PIB potencial e Nairu (taxa de desemprego sem alterar a inflação) para três horizontes: curto prazo, dois anos e cinco anos.
- Incluiu perguntas sobre o hiato do produto no primeiro e quarto trimestres deste ano, e no quarto trimestre de 2026.
- Questionou sobre expectativas no mercado de capitais em 2025 e manteve o cuestionamento sobre o impacto da guerra comercial na inflação no Brasil.
Os respondentes devem considerar o panorama para a política monetária e informar se o impacto esperado é inflacionário, neutro ou desinflacionário.
Leia mais em
valoreconomico