HOME FEEDBACK

BC precisa de bastante tempo para observar evolução de dados, diz diretor David

Banco Central afirma que a meta de inflação de 3% será rigorosamente perseguida. Diretor destaca necessidade de tempo para observar a evolução dos dados econômicos e os desafios na análise da taxa de juros neutra.

Diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, destacou a necessidade de
“bastante tempo” para que a inflação evolua na direção desejada, afirmando que a meta de 3% é prioridade.

Durante uma conferência do Citi em São Paulo, David mencionou que há um consenso no Copom sobre a Selic, atualmente em 15%, estar em nível restritivo.

O Banco Central elevou a Selic em 0,25 ponto percentual neste mês e indicou que o ciclo de alta será interrompido no próximo encontro, mantendo a taxa por um período prolongado.

Há sinais de que a política monetária está funcionando e a economia voltando ao potencial”, afirmou o diretor, reiterando que a meta é definida pelo CMN e deve ser seguida pelo BC.

David também mencionou ruídos que dificultam a análise sobre o juro neutro, como a aprovação da taxação de fundos exclusivos e offshore no fim de 2023, que aumentou a demanda por títulos isentos.

Além disso, citou que fatores estruturais devem ser considerados na avaliação dos juros neutros, e que sem os acontecimentos recentes, poderia haver uma percepção diferente sobre o nível adequado.

David concluiu afirmando que o cenário global é de incertezas elevadas, especialmente devido à política econômica dos EUA.

Leia mais em infomoney