BC reduz para 1,9% a projeção de crescimento do PIB de 2025
BC reduz expectativa de crescimento do PIB para 2025 e implementa novas regras de monitoramento da inflação. Relatório de Política Monetária substituirá o Relatório Trimestral de Inflação, com metas contínuas estabelecidas pelo CMN.
Banco Central reduz projeção do PIB
O Banco Central (BC) ajustou a projeção de crescimento do PIB do Brasil para 1,9% em 2025, uma queda em relação aos 2,1% anteriores, prevendo uma desaceleração econômica em comparação a 2024.
Segundo o IBGE, o PIB cresceu 3,4% no ano passado.
Relatório de Política Monetária
A nova publicação do BC, o Relatório de Política Monetária, substitui o anterior Relatório Trimestral de Inflação, conforme exigência do CMN (Conselho Monetário Nacional), que reformulou as regras para a meta de inflação.
Em junho de 2024, o CMN estabeleceu uma meta contínua de inflação em 3% por pelo menos 36 meses, até 2027, com tolerância de 1,5 ponto percentual (intervalo de 1,5% a 4,5%).
A nova regra define que se a inflação anualizada ficar fora do intervalo por mais de 6 meses, será considerado um descumprimento da meta.
Divulgação trimestral
O BC divulgará o Relatório de Política Monetária até o último dia de cada trimestre, apresentando:
- Desempenho da meta de inflação.
- Resultados das decisões de política monetária.
- Avaliação prospectiva da inflação.
O BC também deverá justificar quaisquer descumprimentos da meta, através de uma nota e uma carta aberta ao Ministério da Fazenda. Se a inflação não retornar ao intervalo de tolerância no prazo estipulado, uma segunda carta será emitida.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descreveu a meta de inflação como “exigentíssima” e “inimaginável”. De 1999 a 2024, a meta de 3% foi alcançada apenas em 2006 (3,14%) e 2017 (2,95%), com a inflação superando 4% nos outros anos.
Assista (1min8seg):