HOME FEEDBACK

BC reduz para 1,9% projeção de crescimento do PIB em 2025

Banco Central revisa para baixo expectativa de crescimento do PIB, refletindo preocupações com a indústria e serviços. Apesar da perspectiva de alta na agropecuária, a autoridade adverte sobre um cenário econômico cauteloso.

Banco Central reduz projeção de crescimento do PIB do Brasil para 1,9% em 2023, ante 2,1% anteriormente. A informação foi divulgada no novo relatório de política monetária nesta quinta-feira (27).

A mudança nas projeções se deve a recuos nas previsões de indústria e serviços, afetados por surpresas negativas no quarto trimestre. No entanto, há uma expectativa de avanço na agropecuária.

O BC prevê um crescimento mais forte no primeiro trimestre, com alta no salário-mínimo e liberação de recursos do FGTS favorecendo a atividade econômica.

As estimativas do BC são mais pessimistas que as do governo Lula, que prevê crescimento de 2,3%, e também inferiores ao mercado financeiro, que projeta 1,98% para 2025.

O BC indica que a desaceleração da atividade segue, especialmente com a alta dos juros. O Copom elevou a Selic para 14,25% e deve continuar essa trajetória, mas de forma menos intensa.

A inflação deve ficar acima do limite da meta até 2025, com projeções de 5,5%-5,6% nos três primeiros trimestres e 3,9% para o terceiro trimestral de 2026.

A probabilidade de o IPCA ultrapassar o limite da margem de tolerância subiu de 50% para 70% este ano. O alvo central do BC para a inflação é de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual.

Leia mais em folha