BH Airport busca investidores para se transformar em aeroporto-cidade
BH Airport busca investidores para expandir aviação de carga e transformar aeroporto em um centro logístico. O projeto visa captar R$ 1,8 bilhão e disponibilizar áreas para empresas no entorno do terminal.
BH Airport busca investidores para transformar o aeroporto internacional de Belo Horizonte em um aeroporto-cidade, focado na logística e aviação de carga.
O CEO Daniel Miranda anunciou que a primeira área destinada será para galpões logísticos, com um estudo de viabilidade em finalização e edital a ser publicado em breve.
No total, o investimento estimado é de R$ 1,8 bilhão, com uma área de 1 milhão de metros quadrados disponível.
Miranda destacou que a intenção é buscar parceria para 200 mil metros quadrados ainda este ano. O modelo de aeroporto-cidade visa impulsionar a demanda de carga e também favorecer o turismo de negócios.
Desde 2014, o BH Airport conta com um hub logístico multimodal, integrando transporte aéreo, terrestre e marítimo. Recentemente, foi inaugurada uma conexão com o Aeroporto do Galeão para facilitar a carga.
A nacionalização da carga se dá em Confins, onde oferecemos tarifas competitivas para atrair importadores mineiros, como explica Geovane Medina, gestor comercial.
O aeroporto recebe cargas de países como Estados Unidos, China, Alemanha, e outros, com destaque em setores como vacinas, mineração e automotivo.
Além da área alfandegada, o aeroporto possui:
- 300 m² para cargas perigosas
- 3.131 m² de câmaras frias
- 11 posições para estacionar aeronaves cargueiras
Com mais de 30 mil operações de importação em 2024, o aeroporto tem apresentado um crescimento de 8% em comparação com o ano anterior.