Big techs ficam de olho em ministros do STF que participam de evento sobre fake news e checagem de informações
Ministros do STF participam de evento sobre checagem de informações enquanto se aproxima decisão sobre responsabilidade de big techs. A Corte já tem maioria favorável, mas ainda precisa definir critérios para sanções.
Participação de Ministros do STF
A participação dos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) em um evento sobre checagem de informações e "fake news" está sendo monitorada por representantes de big techs.
Julgamento sobre Responsabilização das Plataformas
Hoje, o STF retoma o julgamento que analisa a responsabilização das plataformas por publicações de usuários nas redes sociais. As políticas da Meta e do Google estão sendo acompanhadas remotamente no evento GlobalFact 12.
Voto da Ministra Cármen Lúcia
Há grande expectativa pela fala da ministra Cármen Lúcia, que ainda não votou e deve se pronunciar à tarde. O STF já possui a maioria de votos para ampliar a responsabilização, com sete dos oito ministros votando a favor, incluindo Moraes.
Próximos Passos
Além de finalizar a votação, o STF precisará definir em quais situações as plataformas podem ser sancionadas. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, agendou um almoço com os demais ministros para buscar um consenso sobre a questão.
Evento GlobalFact 12
O GlobalFact 12 é organizado pela Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) e pelos portais de checagem “Aos Fatos”, “Lupa”, “Estadão Verifica” e “UOL Confere”, com o apoio da FGV Comunicação.