Bill Gates diz que IA vai substituir médicos e professores em menos de 10 anos
Bill Gates prevê que a inteligência artificial transformará drasticamente a sociedade em menos de uma década, tornando tarefas humanas obsoletas. Apesar das preocupações sobre a desestabilização do emprego, ele acredita que a IA trará benefícios significativos em áreas como medicina e educação.
Bill Gates, cofundador da Microsoft, prevê que os avanços em inteligência artificial (IA) podem reduzir o papel humano em tarefas como medicina e educação em menos de dez anos.
Em entrevista ao comediante Jimmy Fallon, ele afirmou que tecnologia de IA fará muitas tarefas que hoje requerem habilidades humanas especializadas.
Gates afirmou ainda que “bons conselhos médicos e ótimos tutores” se tornarão comuns e gratuitos na próxima década.
Ele discutiu essa visão em uma conversa com Arthur Brooks, professor de Harvard, descrevendo-a como “inteligência gratuita” e admitindo que a mudança é rápida e sem limites.
O debate sobre os papéis humanos em uma sociedade movida por IA está intenso. Enquanto alguns analistas acreditam que a IA pode aumentar a produtividade e criar novas oportunidades de emprego, outros expressam preocupações sobre a estabilidade dos postos de trabalho.
Mustafa Suleyman, CEO de IA da Microsoft, alerta que a transformação do trabalho poderá ser “profundamente desestabilizadora.” Em seu livro “The Coming Wave” (2023), ele afirma que as ferramentas de IA são, em essência, substituidoras de trabalho.
Ainda assim, Gates é otimista com as contribuições da IA em tratamentos médicos, soluções climáticas e educação em larga escala. Ele acredita que algumas atividades, como entretenimento, sempre permanecerão humanas.
- Haverá algumas coisas que reservaremos para nós mesmos - concluiu Gates.