Bloqueio de ajuda por Israel torna Gaza “região mais faminta do mundo”, diz ONU
A situação humanitária em Gaza se agrava, com milhões de pessoas enfrentando escassez crítica de alimentos e serviços de saúde. Apenas uma fração da ajuda destinada à região consegue chegar, em meio a crescentes obstáculos impostos por Israel.
Israel está bloqueando a entrada de ajuda humanitária em Gaza, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). A situação foi descrita como “o lugar mais faminto do mundo”.
O porta-voz Jens Laerke afirmou que apenas 600 dos 900 caminhões de ajuda foram autorizados a chegar à fronteira com Gaza. Obstáculos burocráticos e de segurança tornam quase impossível o transporte seguro de ajuda.
“O que conseguimos trazer foi farinha”, relatou Laerke. “Isso não está pronto para comer; precisa ser cozida. 100% da população de Gaza está correndo o risco de passar fome.”
Além disso, Tommaso della Longa, porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, informou que metade das instalações médicas na região está fora de operação devido à falta de combustível e equipamentos médicos.