HOME FEEDBACK

Bloqueio no Orçamento só deve se materializar em maio, diz secretário

Secretário do Tesouro revela que bloqueio orçamentário deve ser definido em maio, após relatório de receitas e despesas. Ceron destaca a importância da execução orçamentária restritiva para avaliação fiscal e menciona melhora no déficit governamental em fevereiro.

Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, anunciou que um bloqueio no Orçamento se dará a partir de maio, após o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas.

Ceron afirmou: "O bloqueio só deve ser materializado e a gente ter clareza sobre isso no momento do bimestral." Atualmente, o governo está operando com 1/18 avos das despesas, devido à sanção pendente do Orçamento.

Esta execução orçamentária é fundamentada na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e assegura o pagamento de despesas essenciais, como salários e encargos sociais.

O secretário declarou que a limitação de 1/18 avos tem se mostrado eficaz e que a equipe econômica busca uma política fiscal “mais contracionista possível”, colaborando com a política monetária.

Durante a apresentação do resultado das contas do governo em fevereiro de 2025, Ceron revelou um déficit de R$ 31,7 bilhões, melhor do que os R$ 58,3 bilhões registrados no mesmo mês em 2024, apresentando uma queda de 45,6%.

O Tesouro Nacional publicou o balanço na quinta-feira (27.mar.2025). Confira a íntegra da apresentação em PDF.

Leia mais em poder360