HOME FEEDBACK

BMW acerta parceria com o Alibaba para desenvolver IA para carros na China

Alibaba e BMW se unem para desenvolver tecnologia de IA em carros na China. A parceria visa integrar assistentes pessoais inteligentes em novos modelos, potencializando a experiência do usuário.

Alibaba e BMW se unirão para desenvolver inteligência artificial para carros na China. A BMW adotará a tecnologia de cockpit de IA da Banma, empresa apoiada pelo Alibaba, conforme anunciado em um comunicado conjunto na quarta-feira.

A tecnologia da Banma resulta da colaboração com a equipe de modelos Qwen da Alibaba. Um novo assistente pessoal inteligente, que terá reconhecimento de voz aprimorado e planejamento de viagem, será lançado no próximo ano em modelos chineses.

Esse assistente poderá oferecer recomendações de estacionamento e restaurantes, além de informações sobre semáforos em tempo real.

A Banma já forneceu tecnologia para carros de montadoras chinesas como Xpeng, Zeekr e Leapmotor. Nos últimos meses, o Alibaba tem intensificado investimentos em IA, prometendo 380 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 52 bilhões) em infraestrutura de IA nos próximos três anos.

O CEO da Alibaba, Eddie Wu, destacou a busca pela inteligência artificial geral como o “objetivo principal” da empresa, que também se envolveu no fornecimento de tecnologia de IA para os iPhones da Apple na China.

A BMW vê a China como um mercado chave, enfrentando um ano desafiador devido à concorrência acirrada, especialmente dos fabricantes locais de veículos elétricos, liderados pela BYD.

Leia mais em bloomberg