HOME FEEDBACK

Bolsas asiáticas caem com a entrada em vigor de novas tarifas de Trump

Mercados asiáticos enfrentam perdas acentuadas após imposição de tarifas dos EUA sobre produtos chineses. Enquanto a Bolsa de Xangai registra leve alta, índices como Nikkei e Taiex despencam, aumentando os temores de uma guerra comercial.

Bolsas asiáticas em sua maioria caem após novas tarifas dos Estados Unidos. As tarifas impõem mais de 100% sobre produtos chineses, reacendendo temores de guerra comercial.

O índice Nikkei da Bolsa japonesa caiu 4,86%, enquanto o iene subiu 1,1% em relação ao dólar. Em Taiwan, o índice Taiex perdeu 5,8%, e a Bolsa de Hong Kong recuou 1,6%. A Bolsa de Xangai teve uma leve alta de 0,2%.

Os mercados entraram em turbulência após o anúncio de Donald Trump sobre tarifas sobre exportações. Inicialmente, foram 34% sobre bens chineses, mas com retaliações, a taxa subiu para 104%.

A nova tarifa, que entrou em vigor nessa quarta-feira, atinge quase 60 parceiros comerciais, com sobretaxas de 11% a 50%, exceto a China. Desde que Trump assumiu, já eram 20% sobre produtos chineses, que aumentaram para 104% como "punição" pela retalição da China.

Um porta-voz do Ministério do Comércio da China criticou a decisão dos EUA como um "erro", e o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, afirmou que possui "ferramentas" para compensar a turbulência econômica.

Leia mais em o-globo