Bolsas asiáticas se recuperam após abrirem em baixa
Tensão geopolítica afeta mercados financeiros asiáticos e pressiona preços globais. A decisão do Irã de fechar o estreito de Ormuz pode agravar a inflação e impactar os custos logísticos.
Mercados asiáticos encerram em queda nesta segunda-feira, 23.jun.2025, com impacto do ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares do Irã e a aprovação do Parlamento iraniano para fechar o estreito de Ormuz, por onde transita cerca de 20% do petróleo mundial.
O Nikkei 225 do Japão fechou em -0,01% e o Kospi da Coreia do Sul em -0,41%. Exceções foram os mercados chineses e o índice Hang Seng, de Hong Kong, que terminaram em alta.
O bloqueio do estreito de Ormuz é uma forma de retaliação do Irã aos ataques dos EUA, que ocorreram no sábado, 21.jun, e marcam a entrada dos EUA no conflito entre Irã e Israel.
A obstrução do tráfego no estreito pode ter efeitos significativos, elevando custos logísticos e do frete marítimo, além de aumentar a pressão sobre os preços de alimentos e transporte.
Os ataques americanos tiveram como alvo três instalações nucleares em Fordow, Isfahan e Natanz, que são componentes centrais do programa nuclear iraniano, focando em enriquecimento de urânio e desenvolvimento de combustível nuclear.