Bolsas da Europa avançam à espera de acordo comercial com os EUA
Investidores reagem a expectativas de acordo comercial entre UE e EUA, impulsionando altas nas bolsas. Setores bancário e de tecnologia destacam-se entre os melhores desempenhos do dia.
Principais bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira (08), enquanto aguardam informações sobre as negociações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos.
Os negociadores da UE esperam um acordo até 9 de julho, apesar de não terem recebido a carta com novas tarifas, que serão aplicadas até 1º de agosto.
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,33%, aos 545,28 pontos. Os setores bancário e tecnológico destacaram-se com avanços de 0,84% e 1,08%, respectivamente.
- DAX de Frankfurt: +0,55%, aos 24,206.91 pontos
- Cac 40 de Paris: +0,56%, aos 7,766.71 pontos
- FTSE 100 de Londres: +0,54%, aos 8,854.18 pontos
Ainda que as novas tarifas de Donald Trump sejam superiores às anteriores, o mercado reage como se houvesse um adiamento das tarifas recíprocas, e não uma escalada de tensões comerciais.
Chris Beauchamp, do IG, observou que a pouca reação do mercado às novas taxas sugere que as tarifas perderam seu poder de chocar.
“Investidores acreditam que sabemos o que vem a seguir: ou as negociações terminam com um acordo vago, ou uma nova extensão do prazo é anunciada”, completou Beauchamp.