HOME FEEDBACK

Bolsas da Europa operam em alta com mercados atentos a tarifas comerciais de Trump

Mercados europeus recuperam-se do mau humor inicial enquanto investidores fazem vigilância sobre as negociações comerciais. A expectativa de novos acordos e tarifas gera apreensão entre os participantes do mercado.

Mercados acionários europeus operam em alta nesta segunda-feira (7), após um início de sessão marcado por mau humor.

Investidores estão atentos a notícias sobre comércio global, em meio à ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de reimpor tarifas.

Por volta das 11h (de Brasília):

  • Índice Stoxx 600: alta de 0,24%, aos 542,41 pontos.
  • DAX (Frankfurt): alta de 0,82%
  • CAC 40 (Paris): alta de 0,17%
  • FTSE MIB (Milão): alta de 0,41%
  • FTSE 100 (Londres): recuo de 0,17%

No domingo, Trump informou que os EUA estão perto de concluir acordos comerciais e que notificará novos países sobre tarifas até 9 de julho, com alíquotas em vigor a partir de 1º de agosto.

Ele mencionou o envio de cartas a 12 países, detalhando níveis tarifários que serão aplicados a bens importados pelos EUA.

Segundo Andrew Lapping, CIO da Ranmore Fund Management: “Acordos comerciais costumam levar anos... Seria surpreendente se conseguissem assiná-los rapidamente”.

Além disso, Trump ameaçou impor uma tarifa extra de 10% a países alinhados às políticas antiamericanas do grupo BRICS e sugeriu que algumas tarifas poderiam chegar a 70%.

Por outro lado, um funcionário da Casa Branca confirmou que as negociações com a União Europeia continuam com otimismo de um acordo em breve.

Susannah Streeter, da Hargreaves Lansdown, comentou que “Trump está em clima de provocação”, prevendo volatilidade nos mercados.

Conteúdo original publicado no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor Econômico.

Leia mais em valorinveste