Bolsas da Europa realizam lucros e terminam em queda com Oriente Médio no radar
Mercados europeus sofrem queda após realização de lucros, enquanto incertezas sobre cessar-fogo no Oriente Médio afetam o clima de investimentos. Foco dos investidores se volta para dados econômicos dos EUA e possíveis mudanças na política monetária do Federal Reserve.
Mercados acionários europeus encerraram em queda nesta quarta-feira (25), em movimento de realização de lucros. Investidores avaliam a continuidade do cessar-fogo entre Israel e Irã.
O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,72%, fechando a 537,07 pontos. Os principais índices europeus tiveram as seguintes variações:
- Bolsa de Londres: FTSE 100 -0,46% a 8.718,75 pontos
- Frankfurt: DAX -0,61% a 23.498,33 pontos
- Paris: CAC 40 -0,76% a 7.558,16 pontos
- Bolsa de Milão: FTSE MIB -0,39% a 39.319,14 pontos
Durante a cúpula da OTAN, o presidente dos EUA, Donald Trump, celebrou a rápida conclusão da guerra entre Irã e Israel, planeando uma relação que impeça a reconstrução do programa nuclear iraniano.
Com a trégua instável, o foco dos investidores voltou-se para a economia dos EUA e a política monetária, após dados indicarem um crescimento possivelmente mais fraco do que o esperado.
Segundo o economista-chefe do banco Lombard Odier, Samy Chaar, “O Fed voltou ao centro das atenções”, principalmente após o depoimento de Powell. “O foco é a taxa de juros dos EUA e os dados macroeconômicos.”
Os investidores esperam os dados finais do PIB do primeiro trimestre dos EUA, que serão divulgados na quinta (26), e o relatório de gastos com consumo (PCE), que ajudará a avaliar os impactos das tarifas impostas por Trump nos mercados.